NOVIDADES DA LINHA 2014
Postado por Jhonatan Alves da Silva Técnico Floripa Harley Davidson do Brasil
jhonatan.a@floripahd.com.br
Principais mudanças ou alterações no novo modelo FLHTK
•Novo compesador para os motores Big
Twin.
Todos os motores e transmissão Big Twin de todas as
famílias de modelos terão um sistema de acionamento primário aperfeiçoado.
O
sistema foi criado para melhorar a distribuição de lubrificante à rada dentada
de compensação. Quando em funcionamento, esta roda dentada é submetida a
deslizamentos e outras variações de força rápida. Isto pode desgastá-la se o
lubrificante primário não penetrar e alcançar as superfícies de deslizamento.
Apesar da forma e a função dos
componentes de compensação da roda
dentada permanecerem semelhantes, eles foram todos alterados para melhor
lubrificação, exceto a mola e o rotor.
Mudanças significativas foram feitas nos
garfos dianteiros de todos os modelos Touring. O tamanho dos garfos dianteiros
foram aumentados para 49mm, comparando com os 41,3mm dos modelos anteriores.
Além
do aumento do diâmetro, os componentes internos também foram reajustados para
proporcionarem uma pilotagem suave e controlada sobre diversas superfícies.
Ambos os garfos usam um sistema de estilo convencional com válvulas de
amortecimento recém desenvolvidas.
NOVA CAIXA DE DIREÇÃO
A haste inferior é inserida na
estrutura e, em seguida, a haste superior é
rosqueada na parte inferior e apertada com um torque específico para
estabelecer a pré-carga do rolamento.
O
suporte superior é, então, posicionado sobre a haste superior e um único
parafuso é usado para prender o suport na haste superior.
O
conjunto terá que ser desmontado para lubrificação a cada 40.000km
NOVO SISTEMA DE EMBREAGEM
Os modelos Street Glide, Ultra Limited,
Ultra CVO e Breakout CVO usarão embreagem hidráulica
NOVOS MOTORES HIGH OUTPUT 103
Air Cooled High Output 103
Os modelos
Touring ano
2014 refrigerados a ar
oferecem aumento de 4,9% no torque e 6,4% na potência
Motor
High Output 103 (Twin-Cooled)
Os modelos
Touring ano
2014 refrigerados a ar
oferecem aumento de 10,7% no torque e 10,6% na potência
NOVOS MOTORES HIGH OUTPUT 103:
-Nova
caixa de ar de alta vazão
-Novo
comando de válvulas
Para ter mais potência, todos os modelos
Touring usam uma nova caixa de ar de alta vazão que aumenta o volume para o
desempenho, mas mantendo os requisitos de ruído de admissão. Todos os modelos
terão um novo design do comando de válvulas, o que otimiza a sobreposição e a
duração da abertura de válvulas, maximizando tudo dentro dos limites de
durabilidade e ruído.
As
mudanças na admissão contribuem com 50% do aumento da potência, enquanto as
mudanças do comando de válvulas contribuem com os outros 50%.
NOVOS MOTORES HIGH OUTPUT 103:
Novo
comando de válvulas
O tempo de admissão do comando de válvulas do motor 103 de 2014 abre a válvula 3º antes do Ponto Morto Superior e fecha 30º após o ponto
morto inferior, para
durar 213º. Em
um modelo 2013, a válvula não
abre até 12º após
o PMS e fecha 30º após o PMI, com duração de 198º.
Nos modelos 2014, a válvula de escape abre 43º antes do PMI e
fecha 10º após o PMS, com duração de 233º. Em um modelo 2013, a válvula abre a
38º antes do PMI e fecha 4º depois do PMS, com duração de 220º. Todos os
eventos ocorrem com a elevação de 1,35mm da válvula.
Comparando
as especificações,
o comando de válvulas de 2014 e visivelmente diferente durante o período de sobreposição, tendo
13º. Esta especificação é bem
próxima dos comando de válvulas Screaming Eagle 255 e contribuem para
o aumento de torque do motor.
NOVO MOTOR HIGH OUTPUT 103
TWIN-COOLED:
-Radiadores
e ventoinhas
Uma pequena ventoinha foi montada atrás de
cada radiador para aumentar o fluxo de ar sob baixas velocidades. As ventoinhas
são controladas pelo ECM com base na temperatura do líquido refrigerante e na
velocidade do veículo. Há um sensor de temperatura para o líquido refrigerante
na parte inferior do radiador esquerdo.
Uma
bomba elétrica montada sob o regulador de voltagem, na frente do motor, é usada
para circular cerca de 1,04L de líquido refrigerante através do sistema. Um
termostato é usado para controlar o fluxo para os radiadores.
O líquido refrigerante é enviado pela bomba
através da tubulação externa para um coletor entre os cilindros.
O
fluxo é enviado para as passagens na dianteira e na traseira dos cabeçotes do
cilindro. Estas passagens direcionam o líquido de refrigeração em torno da sede
de válvula de escape, que é a região mais quente do cabeçote.
O
líquido refrigerante sai dos cabeçotes para o coletor, que combina o fluxo de
ambos os cilindros e o devolve ao termostato ao lado da bomba na frente do
motor.
Se
a temperatura do líquido for inferior a 73,6ºC, ele será devolvido ao motor.
Acima de 73,6º o termostato abrirá. O líquido de refrigeração fluirá para o
lado esquerdo do radiador e depois cruzará para o lado direito antes de voltar
para a bomba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário